DIA MUNDIAL DO SONO.


16 de MARÇO de 2017 - Muito sono ou a ausência dele são problemas sérios nos dias de hoje. Neste dia 16 de março, acontece um evento ao redor do mundo chamado de Dia Mundial do Sono. Esta mobilização tem o objetivo de conscientizar a população sobre questões relacionadas com o sono não reparador, incluindo a sonolência excessiva durante o dia (SED), a fadiga crônica, indisposição e problemas cognitivos que prejudicam o desempenho no dia a dia, nos estudos e aumenta os riscos de acidentes de trânsito e de trabalho.

De acordo com Fausto Ito, dentista e especialista em distúrbios do sono e membro da Associação Brasileira do Sono, o foco principal deste dia é o combate a Apneia Obstrutiva do Sono. De acordo com o último levantamento epidemiológico realizado no Brasil, a doença atinge cerca de 33% da população. Entre as consequências da apneia do sono não tratada estão a obesidade, os problemas cardiocirculatórios e o diabates tipo 2.

Ainda segundo o especialista, a incidência do ronco aumenta com a idade, sendo mais frequente entre os homens. Sua prevalência na população geral varia de 20 a 60%. Atualmente, com o diagnóstico preciso a partir de avaliação polissonográfica, há diversas formas de tratamento que podem ajudar a controlar a apneia do sono, melhorar a qualidade do sono e da saúde em geral.

O Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da World Association of Sleep Medicine (WASM) que busca diminuir a incidência de problemas de sono em geral na sociedade através da prevenção, orientação e tratamento adequado para as mais diversas desordens de sono como o ronco, a apneia do sono, insônia, bruxismo entre outros distúrbios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário