Agricultor cego faz colheita de jaca no interior do RN

Agricultor pretende colher 8 mil frutos com as 160 jaqueiras do seu sítio, no interior potiguar  (Foto: Reprodução Inter TV Costa Branca )
Agricultor pretende colher 8 mil frutos com as 160 jaqueiras 
do seu sítio, no interior potiguar 
(Foto: Reprodução Inter TV Costa Branca )

04 de DEZEMBRO 2017 - O agricultor Cleilton Gurgel trabalha no cultivo da jaca desde a infância no sitio Lagoa Nova, na zona rural de Martins, interior do RN. E mesmo após ficar cego há 22 anos, ele continua subindo nas jaqueiras de sua propriedade e fazendo a seleção dos frutos para colheita da safra, que começou no mês de outubro e vai até março.

De acordo com Cleilton, a técnica para subir nas árvores foi adquirida quando criança, e o local exato em que se encontram os frutos ele sabe através do cheiro. "A gente sai com o dedo batendo, aí tem o conhecimento da que tá de vez pra que tá verde. Aquela que for de vez a gente vai tirando, a verde vai deixando", explica o agricultor.

A família do produtor rural ajuda e acompanha o trabalho na colheita. A sua esposa, Verônica Oliveira, relata se preocupar com a atividade desenvolvida pelo marido e tem medo dele cair das árvores, por isso sempre fica o observando entre os galhos das jaqueiras. Mas confessa que sabe o quanto ele é experiente e que nunca sofreu acidente na função.

Segundo informa o agricultor, em 2016 a colheita da jaca foi de cerca de 5 mil frutos, e a expectativa desse ano é colher mais de 8 mil com as 160 jaqueiras de sua propriedade, que produz o fruto há mais de 100 anos e é comercializado por várias cidades da região, como Pau dos Ferros, Apodi e Lucrécia. "Vem do tempo dos meus avós e a gente continua preservando", finaliza Cleilton.

Por Ivanúcia Lopes, Inter TV Costa Branca

APODI  LUCRÉCIA MARTINS PAU DOS FERROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário